segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FILOSOFIA: UM GUIA PARA A FELICIDADE


Encontrei no youtube alguns vídeos filosóficos cujo título é FILOSOFIA: UM GUIA PARA A FELICIDADE (Philosophy: A Guide To Happiness), de Alain de Botton. Vale a pena conferir!

SINOPSE:

Ao percorrer as situações mais corriqueiras, como um engarrafamento, uma festa de formatura e uma ida às compras, Alain de Botton mostra como as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudá-lo em seu cotidiano. Série inspirada no livro Consolações da Filosofia, também de Botton, que em seus ensaios mistura idéias de experiências próprias a reflexões de pensadores, numa espécie de filosofia para o cotidiano.

Sócrates e Autoconfiança:
Epicuro e a Felicidade:
Sêneca e a Raiva:
Montaigne e a Autoestima:
Nietzsche e o Sofrimento:
Schopenhauer e o Amor:

Pensamentos

"Conhece a ti mesmo." Sócrates --"A linguagem é a morada do Ser." Heráclito -- "O homem é a medida de todas as coisas." Protágoras -- " Penso, logo existo. " René Descartes -- " O Mundo é minha representação sobre ele. " Artur Schopenhauer -- " Ai ai, o tempo dos pensadores parece ter passado! " Soren Kierkaard -- "Sobre aquilo que não pode ser dito deve se calar.” Ludwig Wittgenstein -- "O Ser é um horizonte de possibilidades." Martin Heidegger -- "A essência precede a existência." Jean Paul Sartre -- " A esperança floresce senão sobre o solo do desespero. " Gabriel Marcel "A razão e a sabedori falam. O Erro e a ignorância gritam." Sto. Agostinho "A melhor lição é o exemplo." Sto. Agostinho